sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO RIO

RIO CONTA GOTAS
SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA É CRÍTICA

Segundo o Jornal O Dia, o Rio só tem água para mais nove meses, ou seja, se não chover uma quantidade significante durante esse período o Rio terá grandes problemas em Maio de 2016. Atualmente nos quatro reservatórios há aproximadamente 3,252 trilhões de litros, mas isso não significa muito, já que 7,49% do total está a cima do volume morto, o qual não há como captar sem a utilização de bombeamento ou de obras demoradas. No Rio as indústrias consomem cerca de 72% da água, sendo assim a água que a população utiliza é de aproximadamente 4%. Outro dado importante é: A manutenção de vazamentos do Rio de Janeiro é uma das piores do Brasil, um vazamento simples chega a demorar 72 horas para ser resolvido pela administradora.
O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, André Correa, disse que é grave a situação de abastecimento de água no estado. O secretário afirmou que a curto prazo, além da economia de água na vazão bombeada para o Rio Guandu, a única ação que pode ser tomada até o próximo verão é a construção de uma soleira no canal de São Francisco, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, para impedir a entrada de água salgada no canal. André disse que está em estudo uma forma de bombear água do reservatório de Paraíbuna, como um "plano B" para garantir o abastecimento na região metropolitana do Rio.
Um relatório feito no ano de 2014, apoiado pela ONG WWF Brasil apontou o desmatamento da Amazônia como principal causa da seca nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com a capacidade das árvores de absorver água do solo, a floresta Amazônica possui um importante papel para a regulação do clima na América do Sul. Ela libera uma umidade para a atmosfera, mantendo o ar em movimento e levando chuvas para o continente. A umidade é exportada por regiões distantes pelos chamados "rios voadores" (Sistemas áereos de vapor) irrigando áreas no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste do Brasil, além da Bolívia, Paraguai e Argentina.
Não existe só esse motivo para a crise no Rio, mas estudos reforçam que o desmatamento contribuiu bastante para a situação que hoje os cariocas se encontram. Algumas medidas podem ser tomadas imediatamente na tentativa de ajuda para o Rio, como ligar para a CEDAE quando ver algum vazamento, não jogar lixo no vazo sanitário, não lavar calçada, esperar para lavar roupas. Faça parte dessa MISSÃO!

Texto por: Rafaela Ibraim, João Duarte e Matheus Alexandre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário