sexta-feira, 8 de maio de 2015

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA


 O desmatamento, digamos que seja a destruição da vida principalmente nas florestas brasileiras. Isso começou com a chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de grande quantidade de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a tinta vermelha do pau-brasil era usada para tingir tecidos.

Desde então, o desmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as consequências da derrubada ilegal de árvores. Até hoje sofremos com esse marco histórico e cada vez em maiores quantidades e formas, prejudicando cada vez mais o meio ambiente e fazendo até com que um dia ele suma em meia tanta poeira feita pelo homem com seus atos de brutalidade com a natureza.
Um relatório divulgado pela WWF (ONG dedicada ao meio ambiente ) no ano de 2000, apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. Uma pesquisa da revista Science (publicada em julho de 2012) alerta que até 2050, poderá ocorrer a extinção de cerca de 80% das espécies animais (anfíbios, mamíferos, aves entre outros). em áreas que sofreram desmatamento.
     O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevivem a cobertura original de 1500. Várias espécies animais e vegetais já foram extintas nestes últimos séculos em função do desmatamento na Mata Atlântica. Animais estão perdendo suas casas, árvores estão perdendo suas vidas e formas, rios estão secando cada vez mais com a grande área que o ser humano deveria valorizar mais e explorar menos.

    Embora os casos da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre nos quatro cantos do país. Além da derrubada predatória para fins econômicos e lucros que o homem ganha em cima de tal ato, outras formas de atuação do ser humano tem provocado o desmatamento e contribuição para o aquecimento global acontecer. A derrubada de matas tem ocorrido também nas atividades agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio, estragando seus ricos solos durante alguns anos de uso extensivo e empobrecendo a terra e suas raízes cada vez mais.



Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma diminuição significativa em comparação ao passado. A consciência ambiental das pessoas está alertando para a necessidade de uma preservação ambiental. Governos de diversos países e ONGs de meio ambiente tem atuado no sentido de criar legislações mais rígidas e uma fiscalização mais atuante para combater o crime ecológico. Organizações internacionais aconselham o reflorestamento e a interrupção do desmatamento, lembrando que o benefício será maior com a conscientização. Pode-se dizer que com a ajude de várias pessoas a biodiversidade brasileira como a Amazônia estará salva nos danos do desmatamento. 


Julia Rodrigues e Cynthia Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário