domingo, 21 de junho de 2015

PARQUE ARI BARROSO


O parque Ari Barroso foi criado em 1964 e ocupa uma área de cerca de 5 hectares. O Parque pertencia ao terreno da antiga Chácara das Palmeiras, que era posse, em 1868, de Francisco Lobo Júnior, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da região.
 O lugar acabou se tornando o primeiro parque do subúrbio e um dos principais centros de recreação daregião onde as mães levavam seus filhos para brincar. 
O interessante, que poucos sabem, que antes de existir o Parque, o lugar era terreno de um colégio chamado Mário Barreto.
O nome foi dado ao Parque em homenagem a Ari barroso, autor do maior clássico popular brasileiro Aquarela do Brasil. Ari Barroso nasceu em Ubá, Minas gerais, e foi músico, locutor de futebol, letrista, apresentador de programas de calouros e político.
Nos últimos anos o Parque tem enfrentados muitos problemas. A falta de segurança é uma delas. Muitos moradores da região alegam ter medo de frequentar o parque, até de dia. A noite, o lugar é mal iluminado e seus muros laterais tinham várias aberturas para que pessoas pudessem invadir o parque depois de seu fechamento. Acredita-se que fizeram as entradas no muro para que pessoas possam consumir drogas e praticar relações sexuais.


UPA

A última polêmica que envolveu o Parque foi a implantação da UPA - Unidade de Pronto-Atendimento. O Governo Municipal havia embargado, no fim de agosto do ano passado, sua instalação.O ex-prefeito César Maia havia alegado invasão por parte do Governo do Estado, já que o Parque pertence ao município.

Já o Governador Sérgio Cabral alegou que recebeu autorização do INEPAC -Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, instituição que tombou o Parque como patrimônio cultural - já que não será algo permanente. Sérgio Cabral ainda alegou que a presença da UPA só vai agregar valor ao Parque.

No final, o prefeito voltou atrás em sua decisão e a UPA foi inaugurado encerrando essa discussão entre governos. A presença da UPA, hoje, torna o lugar mais movimentado, diminuindo a falta de segurança e desafoga o atendimento de emergência do hospital.


A Arena Carioca Dicró

A ARENA CARIOCA DICRÓ é um Centro Cultural criado pela prefeitura do Rio para os moradores da Penha e entorno. Esse equipamento de excelência é cogerido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas, uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos.

Inaugurada em junho de 2012 e homenageia em seu nome o grande artista, interprete e compositor da música popular brasileira e representa a criação de um canal central para que os moradores dos subúrbios e periferias sejam reconhecidos em sua riqueza de experiências e de criação estética. O novo Centro Cultural que a Penha recebe é a expressão concreta de uma vertente de ação social e econômica fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população local.


Algumas das atividades que acontecem lá:
  • Dança Charme adulto e infanto-juvenil
  • Ballet Infantil
  • Instrumentos musicais com a Escola Portátil de Música
  • Canto Coral adulto e infantil
  • Teatro
  • Dança de salão
  • Foguetes Maravilha – Workshop de experimentação cênica 
  • Diálogos sobre Jongo 





CONFIRA NOSSO VLOG DA NOSSA VISITA AO PARQUE, CONTÉM ENTREVISTA, FOTOS E VÍDEOS DO LUGAR!!

VLOG- PARQUE ARI BARROSO




Texto e edição por: Amanda Moreira
Imagens por: Amanda Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário