terça-feira, 16 de junho de 2015

Relatórios da palestra do Maciço da Tijuca e da Oficina de PET com materiais reutilizados

COLÉGIO DE APLICAÇÃO UNIVERSITÁRIA GAU
UNIDADE PENHA

ENSINO MÉDIO – 2º ANO

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE


COORDENADORES:
- PROF. CELSO
- PROFª DIRCE
- PROF. VINICIUS GOMES


PROFESSORES PARTICIPANTES:
- PROFª CAMILLA PALOMANES


PALESTRANTES:
- OFICINA DE PET E MATERIAIS REUTILIZADOS: MÔNICA VOLPATO
- PALESTRA DA IMPORTÂNCIA DO MACIÇO DA TIJUCA PERANTE OS MANANCIAIS DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: HEITOR MENDES DA COSTA


RELATÓRIOS DA PALESTRA DA IMPORTÂNCIA DO MACIÇO DA TIJUCA PERANTE OS MANANCIAIS DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E DA OFICINA DE PET E MATERIAIS REUTILIZADOS.


Conforme foi solicitado pela Coordenação do Projeto Sustentabilidade, relataremos algumas atividades realizadas na Semana do Ambiente Solidário (ocorridas entre as datas de 25/05/2015 a 30/05/2015). A primeira atividade refere-se à palestra sobre a importância do Maciço da Tijuca, e a segunda refere-se à oficina de PET e materiais reutilizáveis.
Nos dois eventos podemos contar com a presença de vários alunos que puderam deixar aflorar a curiosidade e aprender novos conceitos.
Os dois eventos ocorreram respectivamente nos dias 26 e 29 de maio, nas unidades da Penha e de Ramos, do Colégio Gau.


OFICINA DE PET E MATERIAIS REUTILIZADOS

O intuito da Oficina foi de conseguirmos reutilizar matérias que seriam jogados fora e torna-lhos objetos que poderiam decorar casas e outros lugares do gênero, sempre mantendo a afirmação que sofisticação não tem nada a ver com muito luxo e dinheiro gasto. Fizemos portas-retratos, porta lápis e suportes para carregador. Para esse trabalho usamos os seguintes matérias: Cola, Jornal, Tecidos e Tesouras

`Porta-celular

Porta-Treco


PALESTRA DA IMPORTÂNCIA DO MACIÇO DA TIJUCA PERANTE OS MANANCIAIS DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


A palestra foi destinada a alertar e promover novas informações para quem assistia.

O Maciço da Tijuca é formado por um conjunto de serras e morros aonde está instalado, em boa parte de sua área territorial, o Parque Nacional da Tijuca, parque este que cuida da 3ª maior floresta urbana do planeta (a segunda maior está no Parque Estadual da Pedra Branca, também no Rio de Janeiro, e a primeira no Parque da Cantareira em São Paulo), verdadeiro "pulmão verde" dentro da cidade do Rio de Janeiro.
Sua localização geográfica é o centro da cidade seria o Maciço da Tijuca. Dentro desse Maciço há cinco bacias hidrográficas. Distância das unidades Gau Penha, Ramos e Freguesia. As unidades Penha e Ramos são distantes do Maciço fazendo com que a temperatura nessas unidades seja mais quente que a unidade Freguesia que está apenas á 800 metros de distância do Maciço da Tijuca.
Aspectos Biológicos: Pico da Tijuca (Mata Atlântica) Essa área do Maciço, é uma área mais isolada, ou seja, fica distante dos centros urbanos, e por ficar mais distantes as espécies de animais existentes nessa área está desaparecendo. Tráfico:
Drogas: Áreas do Maciço que ficam próximas de comunidades (ex: morro dois irmão) são usados como esconderijo e rota para traficantes.
Animais: Os animais nativos são caçados e capturados para serem vendidos no comércio ilegal de animais, e 90% desses animais capturados morrem antes de chegarem no destino do contrabando por ficarem presos em garrafas pets.
Poluição: Essas áreas ainda são alvos de dejetos de lixo trazidos por visitantes, e as encostas de comunidade carente são feitas de depósito de lixo que contaminam o solo.
Problemas atuais do Maciço: A favelização é o que mais afeta o Maciço. Ex: Rocinha e Vidigal apresentam casas uma em cima da outra, inclinados, mas não corre riscos de desabamentos porque foram construídas em cima de rochas. Algumas comunidades que estão dentro do Maciço - Complexo da Maré - Borel - Providência - Formiga - Andaraí - Santa Teresa
Café A plantação do café, desmatou grande parte do Maciço e esse desmatamento aconteceu na parte norte e sul do mesmo. O solo se tornou bastante vulnerável devido a plantação do café. Cascatinha Tuanay: Essa cachoeira que normalmente cai água em proporções pequenas, quando chove ela forma uma grande tromba d'água. Essa cachoeira produz água limpa que poderia abastecer a parte em torno da Saens Peña, porém não existe um reservatório nessa região, então essa água limpa passa por uma canalização e desbocam na Baía de Guanabara.


Palestra e edição por: Rafaela Ibraim, Carolinna Murga, Amanda Moreira, Cynthia Vieira, Matheus Alexandre, Julia Rodrigues e Jonatas Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário